07/11/2018

1º ROSAZUL AGITA O PARQUE DE MADUREIRA NESTE SÁBADO

Em meio a diversas atividades, a Enfermagem fará corpo-a-corpo com

Em meio a diversas atividades, a Enfermagem fará corpo-a-corpo com a população para orientar sobre prevenção e controle dos cânceres femininos e masculino

Falar sobre prevenção do câncer à população, sem preconceito, com informações esclarecedoras e que podem salvar vidas. Tudo isso sem tirar o direito de a galera curtir o sábado (10/11, das 9h às 18h), numa das áreas de lazer mais aprazíveis do Rio de Janeiro: o Parque de Madureira. Esta é a proposta do 1º ROSAZUL, uma ação social do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ, em que a enfermagem dialogará com mulheres e homens sobre a importância da prevenção e do controle dos cânceres femininos (mama e colo do útero) e masculino (próstata).

O 1º ROSAZUL começará com uma animada caminhada pelo parque para convidar os frequentadores a visitarem o espaço se realizará a ação: a Praça do Samba. Lá, várias instituições sociais, entidades da enfermagem e da saúde, escolas e universidades estarão com suas tendas oferecendo diversos serviços e atrações. A enfermagem orientará o público usando de linguagem clara, mas com base científica, inspirada na esperança e na vitória sobre o câncer, via diagnóstico precoce. De quebra, o Capacita Coren-RJ estará ministrando na tenda do Coren-RJ, o curso “Prevenção a agravos e promoção a saúde do homem”, com inscrições no local, das 9h às 17h.

A presidente do Coren-RJ, enfermeira Ana Lúcia Telles Fonseca, ao lado da coordenadora do evento e segunda-tesoureira do Coren-RJ, Eliane Soares de Araújo, vibram na certeza do sucesso desta ação pioneira na autarquia, que garantirá a realização do evento anualmente.

Ana Lúcia Telles tem boas expectativas sobre o 1º ROSAZUL: “Foi uma maneira que encontramos de abordar o assunto com a população, apontando alternativas e sem apelar para alertas que aterrorizam. O medo e o preconceito afastam homens e mulheres dos exames preventivos, atrasando o diagnóstico; o que muito colabora com o crescente número de óbitos por esta doença”, afirma a presidente do Coren-RJ, profissional com experiência de mais de 15 anos na área da enfermagem oncológica.

Já a coordenadora do 1º ROSAZUL, a conselheira e técnica de enfermagem Eliane Soares de Araújo, busca na descontração e simpatia uma forma de acolher o público para transmitir importantes orientações: “É mais um caminho para nos aproximarmos da sociedade, da enfermagem de ensinar sobre prevenção e também da assistência durante o tratamento terapêutico, com vistas a proporcionar bem-estar e maior expectativa de vida aos pacientes”, resume.

Então, está combinado: neste sábado, todo mundo no Parque de Madureira, nesta grande festa da esperança e luta contra o câncer, o 1º ROSAZUL.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2