17/05/2017

Coren-RJ dá posse a primeira Comissão de Ética integrada do INCA

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ)

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) implantou, nesta terça-feira (16) a sua primeira Comissão de Ética Institucional Integrada das quatro unidades do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O evento marcou a comemoração dos 80 anos da instituição e fez parte também do calendário da Semana da Enfermagem do INCA. A cerimônia ocorreu no auditório do INCA I, no Centro do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes na cerimônia de posse, a presidente do Coren-RJ, Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, a conselheira responsável pelo departamento de ética, Rosimere Silva, a diretora da unidade, Ana Cristina, a presidente da Aben-RJ, Sonia Acioli e os membros empossados. As Responsáveis Técnicas de cada unidade do INCA colaboraram na construção da Comissão.

Comissões de Ética

O Coren-RJ estimula a criação das Comissões de Ética nas instituições, com o objetivo de conscientizar os profissionais da categoria para a aplicação e cumprimento do Código de Ética da Enfermagem.

As comissões de ética institucionais são um braço do Coren-RJ dentro das instituições. Elas atendem às demandas internas, apuram os fatos e fazem conciliações, solicitando apoio e encaminhando dúvidas ao Coren-RJ sempre que necessário.