27/04/2018

Coren-RJ realiza atividades do Movimento Abril Verde

Entre os dias 25 e 27 de abril o Conselho

Entre os dias 25 e 27 de abril o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) realizou diversas atividades com o intuito trazer aos profissionais de enfermagem e colaboradores da autarquia uma reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador brasileiro. O projeto, desenvolvido pelo Conselho Federal de Enfermagem, faz parte do Movimento Abril Verde, que tem como principal objetivo adotar uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Durante os três dias, das 9h às 15h, cerca de 100 pessoas participaram de atividades como pré-consultas com nutricionistas, massagem tailandesa com fisioterapeutas e sessões de reflexologia, acupuntura e auriculoterapia com profissionais de enfermagem especializados.

“O Movimento Abril Verde do Coren-RJ tem como alvo principal conscientizar o trabalhador de saúde, o colaborador da autarquia e principalmente o profissional de enfermagem para a prevenção a si mesmo, e assim poder prestar assistência de qualidade aos pacientes. Nós somos profissionais do cuidado e precisamos estar com nossa saúde excelente e a autoestima elevada para transmitir um perfil radiante para o paciente/cliente. Afinal, somos a única categoria de trabalhadores que cuidamos 24 horas diárias, ininterruptamente”, expôs a primeira-tesoureira  do Coren-RJ,  Maria Lúcia Tanajura Machado, durante a abertura do evento.

A mobilização, através destas atividades, se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o objetivo de reduzir estas ocorrências e os agravos à saúde do trabalhador. Além disso, procura mobilizar a sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os acidentes e ocorrências que acontecem durante o labor.