17/04/2017

Mestrados Profissionais Acordo Cofen/Capes lançam editais de seleção para enfermeiros

Mestrado Profissional em Enfermagem volta-se à formação de enfermeiros inseridos no mundo do trabalho

Os 16 Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem, contemplados no Acordo Cofen/CAPES  (Edital n. 27/2016), iniciaram a divulgação dos seus  editais para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado profissional para enfermeiros, que serão ofertados nesse primeiro ano de cooperação. As inscrições já começaram para vagas nos mestrados da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Paraná (UFP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFES). Em 2017, serão ofertadas 140 vagas, conforme quadro abaixo:

QUADRO DOS MESTRADOS DO CONVÊNIO COFEN/CAPES
INSTITUIÇÃO VAGAS
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – Brasília 8
Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre 7
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo* Edital aberto: http://www.enfermagem.vitoria.ufes.br/processo-seletivo-mestrado-em-enfermagem 10 
UFF – Universidade Federal Fluminense 1Edital aberto: www.eeaac.uff.br/pos-graduacao/stricto/mpes/ 9
UFF – Universidade Federal Fluminense 2Edital aberto: www.eeaac.uff.br/pos-graduacao/stricto/mpes/ 7
UFP –  Universidade Federal do Paraná* Edital no site a partir de 24/04/2017 10 
UFSC – Universidade Federal de Santa CatarinaEdital aberto:  www.http:/mpenf.ufsc.br/ 10
USP – Universidade Estadual de São Paulo 10
UFRJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 8
Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto 10
Universidade de São Paulo – São PauloEdital aberto: http://www.ee.usp.br/site/index.php/noticias/mostrar/2877 10
Unifor – Universidade de Fortaleza 10
Unissinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS 10
Universidade Franciscana – Santa Maria/RS 8
Universidade do Estado de Santa Catarina – Chapecó/SC 10
UFP – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa 10

O acordo, idealizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e firmado junto à CAPES, de financiamento de Programas de Pós-Graduação da Área da Enfermagem, na modalidade de Mestrado Profissional, tem por objetivo a formação de 500 enfermeiros em cinco anos, com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem e na implementação do Processo de Enfermagem.

Candidatos – Poderão concorrer as vagas enfermeiros inseridos no SUS, com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e também nas instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao SUS. Os candidatos também devem estar em situação regular com os Conselhos Regionais de Enfermagem.

Para o Presidente do Cofen, o apoio a Programas de Pós-Graduação financiado pelo Cofen abre uma nova perspectiva de qualificação profissional para enfermeiros. “Nosso intuito é otimizar a assistência de Enfermagem à população brasileira nos serviços de saúde, fortalecendo o SUS. Colocamos em prática o maior programa de mestrado profissional do Brasil, uma gigantesca e arrojada estratégia do Cofen, abrindo chances de crescimento e de mudança para os enfermeiros inscritos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, devidamente inseridos nos seus contextos de trabalho, o que em muito contribuirá para disparar processos de transformação em suas práticas no SUS”, ressaltou Manoel Neri.

Valorização – Na opinião do presidente do Cofen, o mestrado representa a valorização desses profissionais, uma oportunidade que os enfermeiros não imaginavam ter. “Fazer um mestrado profissional em universidades renomadas, com a intencionalidade de capacitar enfermeiros para sua melhor instrumentalização teórica, tecnológica e científica, no âmbito de múltiplos processos adversos e interventivos, seja de conotação preventiva ou cuidativa, é algo completamente novo para a Enfermagem brasileira”, argumenta Neri.


Fonte: Ascom - Cofen



  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2
  • BannerLateral_codigo_etica