09/04/2017

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro repudia

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro repudia o ato organizado por acadêmicos da Faculdade de Medicina de Petrópolis durante um trote para a recepção de seus calouros. No momento da festividade, os alunos criaram uma letra de música que vem a denegrir toda a classe da Enfermagem, inclusive os graduandos, cantando o seguinte verso: “O enfermeiro vai se f…, eu sou o filho que seu pai queria ter”. O fato vem sendo divulgado em todas as redes sociais e imprensa daquele município, tornando a situação muito complexa.

A Enfermagem é uma profissão que mostra compromisso com a coletividade e a saúde do indivíduo, participando com dignidade, competência, humildade e responsabilidade no processo de cuidar. Trabalha atuando na proteção e promoção da saúde, e na prevenção, tratamento e recuperação de agravos com a ética legal. O Enfermeiro é agente ativo e indispensável no cuidado.
Lembramos que na área da saúde trabalhamos sempre em uma equipe multidisciplinar. Esta pode ser formada por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que reúnem suas competências para o bem estar do cliente assistido.
Diante do exposto manifestamos nosso repúdio ao desrespeito promovido por estudantes, que logo estarão atuando no campo profissional, à maior categoria da saúde, a Enfermagem.