12/07/2017

O Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem comemoram 44 anos de existência e luta!

No dia 12 de julho comemora-se o dia do Sistema

No dia 12 de julho comemora-se o dia do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, criado pela Lei n.º 5.905 de 12 de julho de 1973. Conhecer a história de mais de quatro décadas de criação e desenvolvimento dos Conselhos Regionais nos ajuda a compreender melhor a consolidação da profissão de Enfermagem no Brasil. Os Conselhos são responsáveis pelo registro e fiscalização profissional, atuam para assegurar a qualidade do exercício profissional, o correto dimensionamento de profissionais de enfermagem, e as condições de trabalho para garantia da assistência à população.

O resgate ético e legal do Coren-RJ como entidade de representação da Enfermagem fluminense ocorreu em 2008, com a intervenção do Conselho Federal e, ao longo deste período, este Regional vem atuando em conformidade com as determinações legais que regem o princípio da administração pública. Temos como base a ética, a legalidade, o compromisso técnico, cientifico, social e com a democracia. Participamos de 37 Conselhos Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Comitê de Prevenção e Controle da Mortalidade Materna, Comitê dos Conselhos Profissionais de Saúde em defesa das políticas públicas e dos profissionais de saúde, Frente Popular em defesa dos hospitais e instituições federais, dentre outros, com vistas à assegurar o cumprimento das premissas constitucionais, no que tange a políticas de saúde pública e garantia de melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, em especial os de Enfermagem, na perspectiva de melhoria ao atendimento à população.

O Coren-RJ reconhece que a assistência de Enfermagem não pode ser desvinculada das condições de ensino, de vida e de trabalho dos Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros. Por este motivo, lutamos pelo ensino presencial e de qualidade, apoiamos a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais, o descanso digno e a criação do Piso Salarial.

Visando garantir melhorias no atendimento, o Coren-RJ promoveu grandes investimentos em logística, infraestrutura, informática e comunicação, garantindo transparência dos atos desta Autarquia em harmonia com a Lei de Acesso à Informação. Proporcionou, também, uma estruturação administrativa, implantando a Ouvidoria, a Auditoria Interna, especialização dos procedimentos de licitação, criação e implantação do Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense. Viabilizou a ampliação do Capacita Coren-RJ no âmbito interno, promovendo qualificação de seus colaboradores e corpo funcional, bem como, criação de cursos livres de média duração a todas as categorias da Enfermagem, ampliação do Coren-RJ Móvel para três equipes, interiorizando-se a atuação do Conselho, primando pelos atos fiscalizatórios e expandindo as Comissões de Ética.

O Coren-RJ trabalha para o desenvolvimento e empoderamento da enfermagem fluminense, repugnando a violência institucional e valorizando o profissional de enfermagem.

Convocamos à todos para a construção de uma Enfermagem forte, unida, consciente de seu papel técnico e ético para a sociedade.