20/05/2023

Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem: “uma enfermagem feita por profissionais de coragem”

Hoje (20) celebramos o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar

Hoje (20) celebramos o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar em Enfermagem, uma ocasião especial para homenagear e reconhecer o trabalho incansável da equipe de enfermagem, estes profissionais desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no cuidado às pessoas. O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (Coren-RJ) publica em suas redes sociais uma homenagem à categoria em forma de lembrar que a luta por condições melhores de trabalho e piso salarial continua.

Segundo a Presidente do Conselho, Dra. Lilian Behring, a celebração ao dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem ressalta a importância desses guerreiros da saúde para a sociedade e reforça a valorização do trabalho árduo dos nossos enfermeiros e técnicos em enfermagem.

– Nossos técnicos e auxiliares em enfermagem são membros essenciais das equipes de saúde, atuando em diversos ambientes, desde hospitais até clínicas, unidades básicas de saúde, unidade de longa permanência e tantos outros locais onde o cuidado com a saúde é necessário. Eles são verdadeiros heróis, desempenhando um papel crucial ao salvar vidas, fornecendo ações de saúde diretas e auxiliando outros profissionais de saúde em suas tarefas – ressalta a Presidente.

A dedicação e o comprometimento dos nossos profissionais de enfermagem são vitais para o bom funcionamento dos serviços de saúde. Ainda de acordo com a presidente da autarquia, os profissionais de enfermagem estão na linha de frente, muitas vezes passando mais tempo com os pacientes do que qualquer outro profissional.

– Sua presença constante e atenciosa é fundamental para criar um ambiente de segurança , conforto e esperança para aqueles que enfrentam momentos de vulnerabilidade e fragilidade. Além disso, também desempenham um papel crucial na prevenção de doenças e promoção da saúde. Compartilham conhecimento com os pacientes e suas famílias sobre práticas saudáveis, fornecem orientações sobre medicamentos, higiene e prevenção de infecções. Seu trabalho vai além dos cuidados diretos e se estende ao apoio emocional e psicológico, sendo muitas vezes um porto seguro para acolher sentimentos nos momentos difíceis – declara Behring.

Neste Dia Nacional do Técnico e Auxiliar em Enfermagem, o Coren-RJ quer expressar a gratidão e reconhecimento ao nosso time de profissionais que são verdadeiros pilares da saúde em nossa sociedade. Para o Diretor Financeiro da autarquia, Leilton Coelho, os profissionais de enfermagem são verdadeiros heróis da vida cotidiana

– Nós, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem somos verdadeiros heróis. A gente passa nossa vida dedicando-se incansavelmente ao cuidado e bem-estar dos pacientes. Seu trabalho árduo e sua compaixão são uma inspiração para todos. Que possamos continuar sendo a luz que ilumina o caminho daqueles que necessitam de cuidados, e saibam que seu esforço e dedicação não passam despercebidos. Iremos continuar a lutar por valorização através da implementação efetiva de nosso piso salarial, que agora é lei – finaliza Leilton.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117