28/09/2018

Cofen participa de apresentação da regulamentação de radiologia

O encontro promovido pela Anvisa apresentou a proposta de regulamentação dos serviços de radiologia aos profissionais, empresas, conselhos d ...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, nesta quarta-feira (19), uma reunião pública para apresentação da proposta de regulamento sanitário para os serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista no Brasil. A atividade teve participação da conselheira Marcia Anésia, que representou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Transmitida ao vivo, o objetivo da reunião – aberta ao público – foi dar transparência às etapas de elaboração da regulação, bem como aperfeiçoar as minutas de documentos para a posterior publicação em Consulta Pública. Além de profissionais de serviços públicos e privados, estiveram presentes  também empresas, físicos, médico-físicos, etc.

proposta de regulamento é composta por uma minuta de Resolução da Diretoria Colegiada, que contém os requisitos sanitários gerais para o funcionamento de serviços de radiologia, além de nove minutas de Instruções Normativas (IN), que tratam das condições específicas por tecnologia.

As tecnologias em questão foram as seguintes: radiografia médica convencional, mamografia, tomografia computadorizada, fluoroscopia, radiologia intervencionista, ressonância magnética nuclear, ultrassom diagnóstico ou intervencionista, radiologia odontológica intraoral e radiologia odontológica extraoral.

De modo geral, os serviços de radiologia são utilizados para diagnóstico, tratamento e controle de doenças. As orientações solicitadas pela Anvisa visam a segurança da sociedade, do paciente, do operador do equipamento e demais envolvidos.

Fonte: Ascom - Cofen (com informações da ANVISA)