COREN-RJ dá posse a quatro novas Comissões de Éticas no Estado do Rio de Janeiro


14.04.2023

Aconteceu na manhã de hoje (14), no Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense, na Glória, a cerimônia de posse de quatro novas Comissões de Ética que passarão a representar o COREN-RJ em nível institucional.

O evento contou com a homologação do processo eleitoral e também a posse dada aos membros eleitos efetivos e suplentes da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem a Nível institucional das unidades: Unidade de Pronto Atendimento Magalhães Bastos, Hospital Municipal Lourenço Jorge, Casa de Saúde São José – Humaitá e Unidade de Pronto Atendimento Costa Barros.

Rosimere Maria da Silva, coordenadora responsável das implantações das comissões de ética da enfermagem institucionais, conduziu a cerimônia e reforçou em seu discurso a importância da criação das Comissões de Ética:

– Para nós do Coren-RJ, em especial a Ética, é uma felicidade poder conduzir um evento como este. As comissões tem o objetivo de estruturar o Regimento Interno da comissão de Ética de Enfermagem e a função de atuar como representação COREN/RJ em nível institucional é algo maior ainda, pois é nosso objetivo construir em conjunto condições de exercício pleno e elevado da Enfermagem – pontua.

Segundo a Enfermeira Flávia Alcântara, do Hospital Municipal Lourenço Jorge, é com felicidade que esse momento é compartilhado com toda a equipe, pois foi um momento esperado por todos:

– Nós do Lourenço Jorge esperamos por esse momento tem cerca de dois anos. Foi antes da pandemia que demos os primeiros passos para implantação da Comissão e acabamos finalizando ano passado (2022). Fizemos um grupo para construir uma comissão de ética e está dando resultado. Qualificação para a nossa categoria é nossa prioridade e iremos avançar com questões de melhorias para a categoria – declara aos presentes.

Para a Leila Fernandes, da Unidade de Pronto Atendimento Magalhães Bastos, a sensibilização junto à equipe para a criação da Comissão foi o sucesso maior:

– Comecei como técnica de Enfermagem com 18 anos de idade e vivenciei muitas coisas nesses anos de vida na profissão. Poder trazer para a unidade de Saúde a sensibilização e a importância da criação da Comissão foi algo importante. Tivemos o apoio da Rosimere em todo momento e conseguimos criar a comissão – finaliza.

Reforçando o time de profissionais a frente do trabalho de implantação das comissões de ética pelo Estado, por meio do Coren-RJ, destacamos ainda a atuação de Ivonete Costa Silva, da Casa de Saúde São José – Humaitá, que no decorrer de todo o processo de implantação da Comissão e também em temas oportunos que envolvem a Enfermagem sempre recorreu ao Coren-RJ para sanar dúvidas, apoio em ações em prol da categoria, destacando a certificação alcançada e o aprendizado por meio do Pro_Sae_PE; não menos importante, a atuação da Helenice Neves, da Unidade de Pronto Atendimento Costa Barros, que prontamente e cumprindo todos os prazos, de forma ágil com sua equipe implantou a comissão de ética na sua unidade.

O papel das Comissões de Éticas é ser educativa, visando construir e fortalecer o exercício profissional da Enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...