Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Hora do Colinho: muito além do protocolo


30.11.2021

 

O mandato da deputada Enfermeira Rejane promoveu, nesta segunda-feira (29/11), um evento que foi classificado como “um encontro de amor”. Dezenas de profissionais de saúde, enfermeiras e gestoras de maternidades públicas e privadas do Rio, fisioterapeutas e estudantes de cursos técnicos assistiram a palestra da sanitarista, técnica de enfermagem e enfermeira Mariluce Ribeiro, idealizadora do projeto “Hora do Colinho”. Criada pela enfermeira paraibana, a técnica do colinho surgiu durante a pandemia, na Maternidade Frei Damião, única unidade pública daquele estado a receber bebês com suspeita ou diagnosticados com Covid. E também as mães infectadas, das quais, em 5 meses de 2020, 25 vieram a morrer pelo coronavirus. Órfãos e desamparados, a enfermeira Mariluce começou a colocar em prática dar colo a esses recém-nascidos, oferecendo contato de amor, afeto e acolhimento aos pequenos que haviam acabado de perder o vínculo materno.

A humanização da assistência com o colo terapêutico repercutiu e, no Rio de Janeiro, a deputada Enfermeira Rejane apresentou na Alerj o projeto de lei 2956/2021, instituindo o protocolo hora do colinho na rede pública de saúde.

Para a deputada Enfermeira Rejane, iniciativas desse porte devem ser multiplicadas:

-Precisamos de pautas positivas. A Hora do Colinho é um ato de amor aos bebês órfãos, recém-nascidos, que terão a possibilidade de neste primeiro momento de vida, terem carinho e afeto, o que sem dúvida vai repercutir beneficamente no desenvolvimento desses recém-nascidos, futuros cidadãos.

A palestra aconteceu em dois horários, com o apoio do Senac RJ, que cedeu o auditório da unidade do Flamengo para a realização.
Também participou do evento a conselheira do Coren-RJ, a enfermeira Caroline Moraes. Alessandro Sathler, do Conselho Estadual de Educação, agradeceu a deputada pela parceria e empenho em ter lutado para que o Rio de Janeiro instituísse diretrizes para os cursos de nível médio. O Rio de Janeiro é o único estado no País e dispor de conjunto de normas e orientações para os cursos técnicos de enfermagem, com obrigatoriedade de estágio em pré-natal.

Esteve como mestre de cerimônia do evento a representante do Conatenf, Eliane Soares, também colaboradora do Coren-RJ.

 

 

A enfermeira Mariluce Ribeiro

 

Fonte: ASCOM do Gabinete da deputada Enfermeira Rejane (editado)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...