Força-tarefa do Coren-RJ visitará hospitais exigindo EPIs para a enfermagem


19.03.2020

 

Em razão da pandemia da Covid-19, uma força-tarefa do Coren-RJ foi organizada para ampliar as diligências às unidades de saúde do Rio de Janeiro, reunindo a Fiscalização, Ética, conselheiros e colaboradores profissionais de Enfermagem. A autarquia vem recebendo muitas denúncias de profissionais do serviço que apontam a precariedade e até ausência de Equipamento Individual de Segurança (EPI), especialmente nos hospitais públicos. Além da cobrança do EPI, o Coren-RJ sugere que as unidades de saúde promovam treinamento presencial ou em vídeo ensinando o uso e manejo correto desses equipamentos, evitando assim o desabastecimento do material por mau uso.

A Enfermagem, além da sobrecarga de trabalho em tempos de pandemia da Covid-19 pelo coronavírus, se sente ainda mais vulnerável sem a proteção necessária à sua saúde, e consequente preocupação quanto à segurança da assistência livre de risco para os pacientes. Além de cobrar o EPI, as diligências também exigem a contratação imediata de trabalhadores da enfermagem e adequado dimensionamento das equipes, sempre com vistas à saúde de quem cuida e quem é cuidado.

A ideia do Coren-RJ é somar esforços para empreender essas visitas em todo o estado do Rio de Janeiro neste momento crítico. Ontem (18/03), o conselheiro Glauber Amancio esteve no Hospital Federal Cardoso Fontes (Jacarepaguá), onde ouviu a categoria. Já a vice-presidente Ana Teresa Souza e visitou o Hospital Municipal Lourenço Jorge (Barra da Tijuca). Hoje (19/03) as visitas serão ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (Acari), Hospital Municipal Miguel Couto, Upa Rocha Miranda e CMS Carmela Dutra.

Atualizaremos diariamente aqui no nosso Portal e nas redes sociais o resultado das visitas às unidades.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...