Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nota do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) à sociedade


13.02.2021

Cara(o) cidadã(o) carioca e fluminense,

Nosso Coren-RJ é constituído por 298 mil profissionais registrados, o equivalente a 68% da força de trabalho do setor saúde, e isso nos classifica como o segundo maior Conselho do país. Uma de suas atividades finalísticas com maior impacto para sociedade é a fiscalização do exercício profissional e da conduta ética de auxiliares, técnicos e enfermeiros.

 

Desde o início da pandemia COVID-19, nós, profissionais de enfermagem de todo o país, atuamos de maneira incansável, ininterrupta, sem finais de semana ou feriados na assistência aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Nossas atividades vão da testagem da COVID-19 ao centro de tratamento intensivo (CTI), incluindo ambulatórios, emergências e enfermarias.

 

Durante esses longos onze meses de batalhas travadas contra a COVID-19, vivenciamos como todos os brasileiros luto pela perda de familiares, amigos e pacientes.

 

No contexto dessa pandemia, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de mortes de trabalhadores de enfermagem acometidos pela COVID-19. Até a presente data, foram registrados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em seu Observatório, 556 óbitos de profissionais por COVID-19. A região Sudeste como a mais afetada, confere ao Rio de Janeiro, o segundo lugar no ranking de óbitos de profissionais de enfermagem de todo país.

 

No dia 20 de janeiro de 2021, a chegada da vacina contra a COVID-19 trouxe-nos a materialização da esperança. Afinal, aguardávamos ansiosos pela vitória da ciência. Não há dúvidas de que somente a vacina ofertará a proteção necessária aos jovens, adultos e idosos, de modo que milhares de famílias serão poupadas de perdas inestimáveis, como tem ocorrido até aqui, incluindo as nossas.

 

Importante destacar que a despeito da fiscalização realizada pelo nosso Conselho nos 5.033 estabelecimentos de saúde do Estado do Rio de Janeiro, identificamos que falhas acontecem, afinal, somos humanos, faltam-nos condições objetivas para o cuidado. Verifica-se mormente que nossos trabalhadores estão submetidos à inúmeras injunções, pressões e, não raras vezes, à condições precárias de trabalho, baixos salários, atrasos de pagamento, ausência de local de descanso, jornadas exaustivas, inadequação e até mesmo inexistência de equipamentos de proteção individual, déficit de profissionais, dentre outros. Nessa toada, expressivo número de profissionais se submete a dois ou até três vínculos para prover o sustento familiar.

 

Quando falhas acontecem, o sentimento de tristeza domina a alma da enfermagem e gera revolta na sociedade, uma vez que nosso ofício é labutar com vidas, e todas elas, vidas preciosas. A cada desfecho deletério, aumentam-se numericamente os nossos atos fiscalizatórios, e intensificam-se o rigor dos mesmos visando ofertar à sociedade uma assistência livre de imprudências, imperícias ou negligências.

 

Em face do exposto, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, convida você carioca e fluminense a contribuir para o êxito do processo de vacinação da população contra a COVID-19. Nós, profissionais atribuídos de coordenar e executar o Plano Nacional de Imunização (PNI) de mãos dadas com a sociedade, temos a obrigação de combater fake news, de nos mantermos vigilantes no combate a prática “fura filas”, entre outras irregularidades. Solicitamos, gentilmente, que formalizem suas denúncias através do e-mail: fiscalizacao@coren-rj.org.br.

 

A missão da Enfermagem, sob auspícios do Coren-RJ, é oferecer à sociedade a melhor assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contem conosco sempre! Juntos somos fortes, juntos somos um na defesa intransigente pela vida! Vamos em frente!!

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...