24 CBCENF – Experiências dos Projetos Especiais do Coren-RJ e Missão Petrópolis


16.09.2022

 

O dia 14 de setembro marcou as apresentações das experiências do Coren-RJ em suas ações pelo estado do Rio de Janeiro. As abordagens foram desde a efetividade positiva na atuação do Conselho junto à enfermagem do interior do estado, às palestras e treinamentos do Capacita Coren-RJ, com vistas à prática de enfermagem no atendimento ao suporte básico e avançado de vida, até a pronta participação do Coren-RJ em apoio à enfermagem na tragédia das enchentes e desabamentos em Petrópolis.

Conselheira Miriam Salles falou sobre o impacto positivo das ações do Coren-RJ no Médio Paraíba

Usando uma das grandes salas do Centro de Eventos do Ceará, no Mezanino 2, a conselheira Profa. Miriam Salles, coordenadora da subseção de Volta Redonda, abriu a rodada de apresentações. Miriam discorreu sobre o impacto das ações do Coren-RJ na região do Médio Paraíba, como a implantação de CCEI – Comissões de ética de Enfermagem Institucional, treinamentos pelo Capacita Coren-RJ, convênios das escolas e faculdades de enfermagem com o Programa Boas-Vindas, as atividades do Coren Móvel e a interlocução permanente com a categoria.

Hellen Senna apresentou a análise realizada por ela e outras conselheiras, sobre atuação das equipes de enfermagem no suporte básico e avançado de vida, frente às recomendações relacionadas à covid-19

Em seguida foi a vez da conselheira coordenadora da subseção de Campo Grande e Zona Oeste do Rio, Hellen Senna, relatar sobre a atuação da equipe de enfermagem no suporte básico e avançado de vida frente às recomendações relacionadas à covid-19. Em trabalho assinado pelas conselheiras Deyse Santoro, Daniele Leal, Hellen Senna, Suelen Alonso, Carla Shubert e Monique Meireles, identificou-se que as capacitações e treinamentos foram de suma importância para dar mais segurança aos profissionais na atuação da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) Porém, constatou-se que as recomendações de segurança diante do risco de disseminação de aerossóis não foram evidenciadas como práticas incorporadas ao atendimento durante a RCP pela maioria dos profissionais. Os motivos variaram entre inadequação/ausência de acessórios recomendados (máscara N95 ou equivalente, gorro, óculos, capote impermeável, luvas de procedimento e filtro EPA) e a não atribuição de credibilidade às recomendações que visam reduzir riscos de transmissão do coronavírus, responsável pela doença covid-19.

Deyse Santoro relatou sobre a atuação do Coren-RJ na Missão Petrópolis, durante a tragédia das enchentes no município
Eduardo Fernando, Francisco Júnior e Paulo Afonso – Missão Petrópolis.

Finalizando, a Profa. Deyse Santoro, coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-RJ, apresentou o relato sobre a atuação da Equipe de Resposta Rápida, na Missão Petrópolis. O trabalho foi assinado pela própria Deyse Santoro, pelo conselheiro Leilton Alves, Eduardo Fernando ( coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen), Lilian Behring (presidente do Coren-RJ licenciada), Silvio Queiroz (ambos membros da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen), e do conselheiro Paulo Afonso de Souza (membro da Equipe de Resposta Rápida). Na ocasião, o técnico de enfermagem e coordenador da subseção de Petrópolis, Francisco Thomaz de Oliveira Júnior, foi homenageado.

 

Antes, ainda no estande, mediada pela diretora do Coren-RJ, Cristiane Bernardo, houve uma roda de conversa com o público para expor a experiência da Missão Petrópolis.

No estande, a diretora Cristiane Bernardo em roda de conversa com Francisco Júnior e Paulo Afonso – Missão Petrópolis.

Foram dias dramáticos, em que a Equipe de Resposta Rápida do Cofen se juntou aos conselheiros do Rio de Janeiro para apoiar a enfermagem de Petrópolis durante a tragédia das chuvas.

Entre as conselheiras Caroline Moraes e Carla Shubert, o conselheiro Paulo Afonso, exibe a Medalha Anna Nery que ganhou pela atuação na Equipe de Resposta Rápida

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...