Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen, Coren-RJ e Deputada Estadual Enfermeira Rejane convidam para audiência sobre EaD em Enfermagem


21.09.2016

Especialistas, acadêmicos, gestores e profissionais debaterão, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), os impactos da formação EaD de enfermeiros e técnicos de Enfermagem. Proposta pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PC do B), a audiência marcada para 28 de setembro, às 9h, é parte da mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, liderada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

“A Enfermagem exige habilidades relacionais e conhecimentos teórico-práticos que não podem ser desenvolvidos sem o contato direto com o ser humano”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri. Apesar da oposição unânime dos conselhos profissionais de Saúde, o ensino a distância tem se expandido. Com pouco controle e regulação, o número de pólos oferecendo graduação em Enfermagem saltou de 938 para 1.778 pólos desde a operação EaD, um aumento avassalador de 89,3% em um ano.

No âmbito do estado do Rio de Janeiro, a deputada estadual Enfermeira Rejane apresentou na Alerj o Projeto de Lei Nº 1651/2016, vedando o funcionamento de curso técnico de nível médio para formação de Auxiliar e Técnico de Enfermagem, na modalidade Ensino a Distancia (EaD). De acordo com a parlamentar, o PL atende ao interesse maior da sociedade com o bem estar e o adequado cuidado com a saúde, somando-se à mobilização nacional promovida pelo Cofen e Conselhos Regionais de Enfermagem.

A expansão desenfreada agrava o quadro encontrado pela operação EaD. Realizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com visita in loco a 315 polos de apoio presencial dos cursos, a operação constatou a ausência de infraestrutura e condições de ensino. Sem laboratórios, biblioteca ou condições mínimas de apoio, a maioria dos polos não oferece sequer condições para a prática de estágio supervisionado. Os dados referentes ao Brasil e ao Estado do Rio de Janeiro serão apresentados pela conselheira federal Dorisdaia, coordenadora da operação EaD e avaliadora institucional do INEP/MEC.

Serviço:
Audiência Pública contra o Ensino a Distência
Data: 28 de setembro (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Alerj (Palácio Tiradentes, Rua Primeiro de Março, s/n – Centro)
Fontes: Cofen, Coren/RJ, Deputada Estadual Enfermeira Rejane

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...