17.05.2023

Encerram no próximo dia 20 de maio as inscrições para quem deseja concorrer ao prêmio Dona Ivone Lara: a profissional da saúde por trás do samba. Os interessados deverão acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScL_0zZjDc2O4Jw2nvg-oiyBnhV1NQT7iMjShTm4dwYkNouBw/viewform?usp=sf_link . O resultado será publicado no site do conselho, no dia 22 de maio. A premiação acontecerá no Teatro Odylo Costa Filho, na UERJ, das 18h30 até 20h30. São 40 premiações que serão divididas em: 20 (vinte) premiações para representantes Enfermeiros(as) e 20 (vinte) para representantes Técnicos e/ou Auxiliares de Enfermagem.
– A nossa ideia de criar o prêmio Dona Ivone Lara está também associada a proposta da Associação Brasileira de Enfermagem, a ABEN, onde o tema este ano é justamente a Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver, e o que é o Bem Viver senão cuidar das pessoas para além das doenças, estamos vivendo num contexto social que nos adoece, as doenças psicossomáticas tomando cada vez mais espaço. Propagar o “bem viver” com técnicas e tecnologias não invasivas do cuidado de enfermagem, tão defendidas e difundidas pela a Enfermeira Ivone Lara no auge da reforma psiquiátrica, humanização do tratamento de pessoas com sofrimentos mentais que foi um movimento reconhecido mundialmente, muito nos inspira nos dias de hoje e nos leva a uma reflexão – pontua Dra. Cristiane Bernardo, diretora, Coordenadora do grupo de trabalho responsável pela programação cultural do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de janeiro.

Saiba mais
Dona Ivone Lara: A profissional da saúde por trás do samba: Cantora, poeta, primeira mulher a assinar um samba-enredo e fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba. Dona Ivone Lara tem uma biografia extensa e marcante na música popular brasileira que extrapola a cultura para alcançar a História da saúde no Brasil.
Para além da jornada da menina órfã, criada pelos tios e que logo cedo aprendeu a tocar cavaquinho, há a mulher vinda do subúrbio do Rio de Janeiro que se tornou uma enfermeira e uma das primeiras assistentes sociais negras do Brasil. No final da adolescência, mudou-se para Madureira e buscou uma profissão para ser seu ganha-pão, enquanto mantinha a música como hobby. A enfermagem foi sua escolha. Sua trajetória na área da saúde começou aos 17 anos na graduação de enfermagem