NOTA DE FALECIMENTO – Enfermeira de Guerra Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero

30.03.2023

Com pesar que o Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (Coren-RJ) lamenta o falecimento da Capitã Enfermeira Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero nesta quarta-feira, 29/03/2023, a última enfermeira veterana da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuou na Segunda Guerra Mundial.

Virgínia nasceu em 1917, no Rio de Janeiro-RJ. Em 1942 fez o curso de Samaritanas da Cruz Vermelha Brasileira e, em 1943, apresentou-se como enfermeira voluntária para o Exército Brasileiro, quando passou a integrar o primeiro grupamento de mulheres militares no Brasil.

Nas linhas de frente, trabalhou em hospitais de campanha-norte americanos na Itália onde atuou de forma destacada e reconhecida por seus chefes, pares e pacientes. Inúmeras foram as demonstrações de consideração e estima dos soldados pelos cuidados que prestou durante a guerra, inclusive de tropas inimigas. Ao término do conflito em 1945, Virgínia foi desmobilizada.

Porém, 12 anos depois, retornou ao serviço ativo do Exército por força de lei federal e continuou suas atividades como enfermeira na Policlínica Militar do Rio de Janeiro (localizada na Rua Moncorvo Filho, no Centro do Rio de Janeiro-RJ).

Que essa notável enfermeira brasileira descanse em paz e que sua memória perdure. Parte a última enfermeira veterana da FEB e fica sua inspiradora história de amor ao próximo, patriotismo e coragem!

LILIAN BEHRING
Presidente do Conselho