Técnicos de Aperibé conquistam local digno de descanso, após denúncia ao Coren-RJ


04.06.2020

Os profissionais dormiam sobre papelões em seus momentos de descanso

No último dia 2 de junho, o Coren-RJ obteve uma vitória que veio corrigir uma grande injustiça: conseguiu um local adequado e digno de descanso para técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Augustinho Gesualdi Blanc – HMAGB, de Aperibé. Antes, estes trabalhadores repousavam sobre pedaços de papelões, no chão da unidade.

O Coren-RJ atua em todo o estado do Rio de janeiro, apurando denúncias e promovendo ajustes em irregularidades, dos grandes aos menores e mais distantes municípios. Como é o caso do pequeno, mas não menos importante, Aperibé. Atualmente, a enfermagem do interior, especialmente de Campos dos Goytacazes e cidades vizinhas (como Bom Jesus do Itabapoana), vem denunciando bravamente irregularidades e abusos. Mas, o Coren-RJ está firme na fiscalização e cobrando soluções urgentes.

Que, em Aperibé, teve um final feliz e bem rápido!

Como foi o caso?

A denúncia de que os técnicos de enfermagem dormiam sobre papelões no chão da unidade foi recebida pela diretora da autarquia, Maria Lúcia Tanajura Machado. De imediato, a conselheira acionou a Fiscalização do Coren-RJ e o conselheiro da região, Saulo Yanowich, para que apurassem a queixa; e foi constatado o iníquo e cruel tratamento dado aos trabalhadores.

Na diligência, a fiscal da região, enfermeira Gleice, detectou a existência de enfermarias desativadas que poderiam ser adaptadas para a área de descanso dos técnicos. Em tempo: o hospital já disponibilizava local de repouso para outros profissionais da equipe de Saúde, incluindo enfermeiros. Mas havia excluído os técnicos de enfermagem, deixando-os dormir no chão, sem ter a sensibilidade de observar que este tratamento não se dá a nenhum ser humano, menos ainda àqueles que estão na beira do leito, em um trabalho exaustivo física e mentalmente. E a exaustão leva ao erro, comprometendo a assistência livre de risco para o paciente.

Tomado conhecimento, imediatamente a Presidência e Fiscalização encaminharam ofícios para a Prefeitura e à Secretaria de Saúde de Aperibé, alertando-os de que seria acionado o Ministério Público, caso não atendessem às determinações da autarquia para a adaptação de espaços em alojamentos para os técnicos.

A boa notícia é que as autoridades municipais atenderam às exigências do Coren-RJ, sem que houvesse necessidade de acionamento do Ministério Público – uma solução efetiva, mas morosa, e tratava-se de uma urgência. O prefeito e o secretário de Saúde, junto com o enfermeiro responsável-técnico do HMAGB, providenciaram a reforma das enfermarias. Confiram nas fotos.

Denunciem irregularidades em nossos canais fiscalizacao@coren-rj.org.br e http://ouvidoria.cofen.gov.br/coren-rj

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...