Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Após ação do Cofen, número de profissionais de doenças renais é ajustado


06.09.2021

Ministério da Saúde reestabeleceu o quantitativo de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem doenças renais crônicas como hemodiálise, no âmbito do SUS

Em cumprimento à sentença imposta, o Ministério da Saúde alterou a portaria que reduzia o número de profissionais de Enfermagem no tratamento de doenças renais crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conquista é resultante da ação judicial interposta pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2018, que provocou a edição do documento, pela pasta, reestabelecendo o quantitativo de profissionais que trabalham no cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica – DRC, como indicado na Resolução Cofen 543/2017.

Com a alteração da portaria anterior, o número estipulado de pacientes por enfermeiro passou de 50 para 35 e de seis para quatro pacientes a cada técnico de enfermagem.

“Conseguimos mostrar a importância da manutenção do quadro de profissionais na Enfermagem Nefrológica e, com isso, impedir uma medida que poderia acarretar prejuízos graves à assistência e uma sobrecarga de trabalho aos profissionais”, afirmou Betânia Santos, presidente do Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...