Coren-RJ institui Comissão de Crise Covid-19 (Portaria 114 de 2021), no contexto do Plano Nacional Imunização (PNI)


22.01.2021

A deputada Enfermeira Rejane, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, e a presidente Lilian Behring, no Palácio Guanabara
A Comissão é constituída por enfermeiros especialistas em imunização de instituições públicas e privadas, para apoiar os trabalhadores de Enfermagem (técnicos e auxiliares), no cumprimento do seu papel profissional de executar o PNI covid-19. Antes de tudo, vale destacar que esse Plano, determina que a cobertura vacinal da sociedade, seja ofertada àqueles que irão vaciná-la.
Com o início da execução do Plano nesta semana, o Coren-RJ passou a receber denúncias de irregularidades, de todo Estado, com preponderância da capital, onde se concentra 50% da oferta dos serviços de atenção à saúde. Essas denúncias, sem dúvida, acabam fragilizando o papel dos Enfermeiros, que são os Responsáveis Técnicos (RTs) dos estabelecimentos de saúde, além de produzir desânimo em toda categoria.
Diante de tantas denúncias, designadas “fura-filas”, a Presidente Lilian Behring se reuniu ontem (21) com o secretário municipal de Saúde (SMS) para compartilhar essa situação. O secretário, que também tem recebido inúmeras reclamações, se colocou parceiro na busca de soluções tanto na esfera da saúde, como de outras afins, do poder público.
Com o objetivo ajudar a enfrentar e apurar as denúncias “fura-filas” e outras vantagens indevidas, foi instituída uma Força-Tarefa de Capacitação do Coren-RJ, nomeando conselheiros para exercerem permanente fiscalização e acolhendo denúncias em todas as regiões do estado: Metropolitana, dos Lagos, Serrana, Médio Paraíba, Norte, Noroeste e Sul do Estado.
Além disso, Lilian Behring solicitará aos 5.936 enfermeiros responsáveis técnicos de enfermagem (RTs) de hospitais e outras instituições de saúde do Rio de Janeiro, que atuem na vigilância à vacinação “O apoio destes profissionais é primordial para que a vacinação ocorra de forma adequada, com respeito ao atendimento dos grupos prioritários”, afirmou.
O Coren-RJ também colocou à disposição dos municípios um treinamento especial para a capacitação da enfermagem que atua nas salas de vacinação. “Promoveremos palestras online sobre a rede de frio, o sistema que assegura as condições adequadas de armazenamento, transporte e distribuição das vacinas, para que não percam a validade”, explicou a presidente do Conselho.
Hoje (22), a presidente do Coren-RJ acompanhou a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) em reunião agendada com o secretário de Estado da Casa Civil, no Palácio Guanabara, na qual também foi afiançada uma parceria. A deputada abordou ainda a gravidade das denúncias que seu gabinete na Alerj vem recebendo acerca de pessoas fora dos grupos de risco, e que não são profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19, passando na frente destes, e quebrando protocolos de segurança.
A presidente do Coren-RJ e a parlamentar são uníssonas: “Não iremos recuar na nossa exigência: a enfermagem que vacina contra a Covid19 precisa antes ser vacinada. Afinal, precisamos ajudar a eliminar, com a única arma oferecida pela ciência, a vacina, o vírus causador da maior pandemia do presente século, que já ceifou mais de 216 mil vidas de brasileiros”, concluíram.
Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...