Encontro das Câmaras Éticas e Comissões de Instruções de Processos Éticos

11.06.2024

Ontem (10), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) realizou o 1º Encontro de 2024, das Câmaras Éticas e Comissões de Instrução de Processos Éticos. no Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense (CECENF). O evento contou com a presença ilustre da presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, da vice-presidente, Rosimere Maria, e da conselheira federal, Profa. Dra. Ellen Peres.

Esta teve como objetivo principal promover o debate e a troca de experiências sobre as melhores práticas éticas na enfermagem, além de fortalecer a atuação das câmaras e comissões na fiscalização da conduta ética dos profissionais. A presença das lideranças do Coren-RJ reforça o compromisso do Conselho com a ética e a qualidade da prática da enfermagem.

Durante o evento, foram discutidos temas como os desafios enfrentados na fiscalização da conduta ética, a importância da educação permanente para qualificação dos padrões éticos, e estratégias para a prevenção de infrações éticas na prática profissional. Os debates proporcionaram uma rica troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizado mútuo.

A presidente do Coren-RJ, Dra, Lilian Behring, destacou a importância de eventos como este para a valorização e o fortalecimento da profissão. “A ética é a base da nossa prática profissional e encontros como este são fundamentais para garantir que nossos profissionais estejam sempre alinhados com os mais altos padrões de conduta”, afirmou.

Rosimere Maria, vice-presidente do COREN-RJ, reforçou a necessidade de uma abordagem proativa na educação ética. “Devemos investir constantemente na capacitação e no desenvolvimento dos nossos profissionais para que possam atuar com excelência e integridade”, ressaltou.

A Dra. Ellen Peres, conselheira federal, “reiterou a essencialidade da educação permanente como estratégia de desenvolver competências e habilidades para uma atuação ética cada vez quais qualificada da enfermagem, no contexto da assistência em saúde”.

O evento foi um marco na história do Coren-RJ, refletindo o compromisso da entidade com a promoção da ética e da qualidade das práticas da enfermagem. A realização do 1º encontro de 2024 das Câmaras Éticas e Comissões de Instrução de Processos Éticos é indicador da construção de uma enfermagem cada vez mais ética e comprometida com a saúde e o bem-estar da população.