Enfermarias do Hospital Lourenço Jorge ganham novas luminárias após denúncias

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/enfermarias-do-hospital-lourenco-jorge-ganham-novas-luminarias-apos-denuncias-16409476.html

11.06.2015

No dia em que o EXTRA denunciou a falta de lâmpadas em vários setores no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, funcionários da prefeitura fizeram a instalação de luminárias na unidade. Um vídeo feito pela filha de uma paciente de 78 anos flagrou enfermeiras usando a luz do celular para ajudar a encontrar a veia e introduzir o soro na idosa e ganhou repercussão nas redes sociais. Nesta quarta-feira, a filha dela fez o novo flagrante, do conserto na mesma enfermaria 112.

Kátia Arantes, de 53 anos, que fez os dois vídeos, disse que também foram colocadas luminárias e trocadas lâmpadas em outras enfermarias. Segundo ela, foi a primeira vez que presenciou a manutenção, desde a internação de sua mãe, em 20 de maio.

— Um caso desses é preciso identificar e agir porque não é questão de recursos, mas de gestão — declarou o prefeito Eduardo Paes.

Mas a Secretaria municipal de Saúde garante que, na quarta, se tratava de manutenção de rotina.

— Antes, haviam só trocado lâmpadas na enfermaria onde minha mãe está, no dia seguinte à postagem do primeiro vídeo na internet, por causa da repercussão — afirmou a gerente de vendas.

Segundo Kátia, no dia em que foi feito o primeiro vídeo — que nesta quarta tinha mais de 223 mil visualizações — só duas das seis lâmpadas da sala com quatro pacientes não estavam queimadas. Ainda segundo Kátia, os funcionários que estiveram na unidade disseram que seriam colocadas cerca de 20 luminárias novas e trocadas mais de 60 lâmpadas fluorescentes, que estavam queimadas, em todas as enfermarias.

A sindicância aberta pelo hospital para apurar o ocorrido vai durar 30 dias e corre em sigilo. Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem informaram que a direção alegou que o problema não é de falta de lâmpadas, mas de pessoal para fazer a manutenção predial, que é terceirizada.