HMSFX ganha Comissão de Ética em Enfermagem

24.06.2016

Tomou posse na manhã desta terça-feira (21), a Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), em Itaguaí. A iniciativa foi dada pelo corpo de enfermagem do HMSFX liderado pelos enfermeiros Antonio Ribeiro e Thais Aline Lauria, que solicitaram ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RJ) a instalação da Comissão de Ética em Enfermagem da unidade.

A Comissão de Ética em Enfermagem do HMSFX visa garantir ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência, além de cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão, sendo estes assegurados para todos os profissionais de enfermagem da rede pública ou privada do município.

A instalação da comissão só foi possível após alguns meses de trabalho, juntamente com a Comissão Eleitoral, composta pelas enfermeiras Caroline Monzato, Fernanda Coelho e a técnica de Enfermagem Maria do Carmo Ribeiro, que instauraram um processo eleitoral democrático e transparente. A supervisão da eleição foi feita diretamente pelo COREN/RJ, representado pela assessora do Departamento de Ética, pela enfermeira Ana Lucia Telles Fonseca, pela conselheira Rosimere Maria da Silva e pela colaboradora Maria Lúcia Tanajura Machado.

Foram eleitos e empossados a enfermeira Michelle Ribeiro de Assis (presidente) e os demais membros, os enfermeiros Yuri Melo Cordeiro, Juliano Ribeiro de Meirelles, Polyana Louzada Von Beauvais, Bianca Ribeiro Andrade, Taiane Bertoldi da Costa e os técnicos de enfermagem Heloisa Augusta Machado, Kyoma Félix de Miranda, Juliana Pinto Rangel e Alecsandra de Lourdes Belo.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Saúde, doutor Edson Hara, o subsecretário de Saúde, doutor Luiz Antonio Dias, o diretor médico, doutor Luis Carlos Santos, a diretora de administração, Eloisa Elena, o subprocurador Geral, Alexandre Froes e a coordenadora Jurídica da Saúde, Ialuny Nakano.