Parlamentar debate reforma política junto ao COREN no CREMERJ

Fonte: http://sigajandira.com.br/site2/parlamentar-debate-reforma-politica-junto-ao-coren-no-cremerj/

13.05.2015

Depois de receber várias manifestações de solidariedade na OAB/RJ, a deputada federal Jandira Feghali voltou, na sexta-feira (8) a ser aclamada, em um debate sobre a reforma política promovido pelo COREN/RJ, na sede do CREMERJ, por sua luta incansável pelos direitos das mulheres, da juventude, dos trabalhadores e em defesa de um Brasil democrático, soberano e desenvolvido.

No debate da reforma política, a parlamentar comunista defendeu o fim do financiamento privado em campanhas eleitorais e maior participação popular e equidade de gênero: “Cada vez menos tem voz nos parlamentos os políticos que defendem a soberania nacional ou que representam projetos significativos de camadas sociais, que apesar de maioria na sociedade, encontram menos eco em Brasília a cada eleição. Mulheres, negros, homossexuais, trabalhadores, agricultores familiares e indígenas, por exemplo, encontram mais e mais barreiras ao enfrentar o processo eleitoral”.

Para a deputada estadual do PCdoB/RJ, Enfermeira Rejane, a sub-representação política das mulheres deve ser intensamente combatida: “É inadmissível que a metade da população brasileira permaneça com uma ínfima representação política. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as mulheres representam 51,3% do eleitorado e dos 513 deputados federais eleitos somente 46 são mulheres (8,96%) e entre os 81 senadores, 8 são mulheres (9,81%). Tais dados demonstram a disparidade entre o número de mulheres na sociedade brasileira e sua representação política”.

Segundo o presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, o tema da reforma política precisa ser amplamente discutido com a população: “É fundamental o combate à corrupção, pois é por causa dela que recursos importantes para a educação e saúde pública são desviados. A reforma política poderá contribuir com a diminuição desses casos, da mesma forma que outras reformas e ações do Poder Judiciário, policial e de fiscalização poderão fortalecer isso. A sociedade não pode ficar de fora dessa discussão, porque é a principal interessada nesse assunto”, declarou Vazquez.

A presidente do COREN/RJ, Maria Antonieta Rúbio Tyrrell, fez uma homenagem à deputada Jandira Feghali: “Mãe, parlamentar, camarada, amiga, Jandira sempre está na luta em defesa dos direitos das mulheres e toda classe trabalhadora. Com altivez, firmeza e coragem nunca se intimidou ou fugiu de qualquer debate. Por isso a parlamentar pode contar com o nosso apoio amplo e irrestrito”.

A conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, Nadia Ramalho, levantou a necessidade de se promover uma um marco regulatório da Comunicação pois a grande mídia não pulveriza as informações.” Por exemplo, joga peso na redução da maioridade penal e nega espaço para a representação das minorias tanto dos movimentos sociais como do parlamento. É o tal monopólio das informações que temos que combater”.

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/Rio), Ana Rocha, disse que as agressões sofridas pela deputada Jandira Feghali refletem “a dificuldade da participação da mulher na luta por um Congresso mais amplo e democrático. Diante deste quadro se faz mais do que necessário darmos continuidade a campanha “Lute como mulher” e “a Reforma Política já”.