Coren-RJ estende até o próximo dia 24 entrega de documentos para o prêmio ‘Ivone Lara’

22.05.2023

Até o próximo dia 24 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), de forma presencial ou online, estará recebendo as documentações comprobatórios para os interessados em concorrer ao prêmio ‘Ivone Lara: a saúde por trás do samba’.

– Para os interessados que perderam o prazo, essa é a oportunidade de envio do material para análise da equipe técnica. E em detrimento da quantidade de arquivos a serem enviados e o tamanho desses arquivos, seja em megabytes ou gigabytes, se faz necessário uma atenção redobrada na hora do envio, sendo aconselhado trazer no formato físico esses documentos e presencialmente na sede do Coren, na Presidente Vargas, ou nas subseções espalhadas por todo Estado do Rio até às 16h do dia 24 – afirma a idealizadora do projeto, diretora Enf Cristiane Bernardo.

Segundo diretora Enf Cristiane Bernardo, o resultado sairá no dia 24, após às 18h no site oficial do Coren-RJ (www.coren-rj.org.br). Para participar da premiação, o profissional interessado deverá ler o edital (https://shorturl.at/afgw0) e enviar a documentação comprobatória até o dia 24 de maio de 2023 para que a banca de avaliadores aprecie o conteúdo entregue. Acesse o formulário para envio do material pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScL_0zZjDc2O4Jw2nvg-oiyBnhV1NQT7iMjShTm4dwYkNouBw/viewform?usp=sf_link

Ficará estabelecida um total de 40 premiações que serão divididas em: 20 (vinte) premiações para representantes Enfermeiros(as) e 20 (vinte) para representantes Técnicos e/ou Auxiliares de Enfermagem.

– A nossa ideia de criar o prêmio Dona Ivone Lara está também associada a proposta da Associação Brasileira de Enfermagem, a ABEN, onde o tema deles deste é justamente a Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver, e o que é o Bem Viver senão cuidar das pessoas para além das doenças, o cuidar com técnicas totalmente não invasivas e era o que Dona Ivone Lara fazia, humanização do tratamento de pessoas com sofrimentos mentais que foi um movimento reconhecido mundialmente – finaliza Cristiane Bernardo.

Saiba mais

Dona Ivone Lara: A profissional da saúde por trás do samba: Cantora, poeta, primeira mulher a assinar um samba-enredo e fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba. Dona Ivone Lara tem uma biografia extensa e marcante na música popular brasileira que extrapola a cultura para alcançar a História da saúde no Brasil.

Para além da jornada da menina órfã, criada pelos tios e que logo cedo aprendeu a tocar cavaquinho, há a mulher vinda do subúrbio do Rio de Janeiro que se tornou uma enfermeira e uma das primeiras assistentes sociais negras do Brasil. No final da adolescência, mudou-se para Madureira e buscou uma profissão para ser seu ganha-pão, enquanto mantinha a música como hobby. A enfermagem foi sua escolha.