Nota de Luto e pedido de Justiça à técnica de enfermagem Rita Nogueira


17.11.2022

 

A técnica de enfermagem Rita de Kássia foi brutalmente assassinada no Rio

É com extrema tristeza e revolta que lamentamos mais um caso brutal de feminicídio, desta vez tendo como vítima a técnica de enfermagem de 27 anos, Rita de Kássia Nogueira Matias Santos. Para repúdio implacável de nós e de toda a sociedade, seu assassino confesso é Iago Lacê Falcão, um colega, um enfermeiro residente, com quem vinha se relacionando como namorada há cerca de um mês. Iago Lacê Falcão a torturou com requintes de crueldade, se apresentou à polícia e está solto. Rita desapareceu por dois dias, desesperando parentes e amigos em sua busca, até que seu assassino se entregou à Delegacia de Homicídios, indicando onde estaria o corpo: em casa de parentes dele, em Bento Ribeiro.

O Coren-RJ enxerga como inadmissível que um profissional, com a missão de cuidar e de salvar vidas e não de martirizar e eliminar, possa cometer este crime bárbaro. O motivo, fútil, uma vez que o criminoso não o fez para se defender. Friamente, supliciou e matou, abreviando a vida uma mulher jovem, trabalhadora, querida por seus familiares e colegas. Rita trabalhava na UPA Cabuís, em Nilópolis, e da Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, onde era residente Iago Lacê Falcão, como enfermeiro obstétrico.

O Coren-RJ, no âmbito do Departamento de Ética, já está tomando as providências ético-disciplinares, conforme o que dita a Resolução Cofen nº 370/2010 (Código de Processo Ético da Enfermagem), para a abertura de processo, a fim de julgar o profissional pelas infrações cometidas.

Clamamos por justiça para a técnica de enfermagem Rita Nogueira! Força aos seus familiares, amigos e colegas. Que Rita descanse em paz.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...